fbpx

Polinização Assistida

Existe uma longa jornada para o fruto do café chegar à sua xícara e a polinização é o início.

A polinização e o Café

“A polinização é um fenômeno natural que consiste no processo de reprodução das plantas, tal processo pode ser mediado pelo vento, água, gravidade ou pelos animais.

Cerca de 87% das espécies de plantas com flores conhecidas no mundo dependem de animais polinizadores! E entre as espécies vegetais cultivadas, 73% são polinizadas pelas abelhas!

A polinização por abelhas contribui para o aumento da produção agrícola, melhora na qualidade do fruto, uniformização do amadurecimento e diminuição dos índices de má formação.

Dentre as culturas em que o serviço de polinização é de suma importância, podemos destacar o café Conilon (Coffea canephora), cuja produção está altamente relacionada com a troca genética entre os clones.

Além do benefício trazido ao cafeicultor devido à polinização, na época da florada do café Conilon, as abelhas produzem um alimento especial e muito nutritivo: o mel.

Embora o mel de café possua um sabor exclusivo, diferente de outros tipos de méis, ele não possui aroma nem o sabor do café. Isso se deve ao fato do néctar ser coletado a partir das flores e não do fruto.” Palavras da Dra. Joyce M V Almeida Dias (Pesquisadora Sênior – Agrobee®)

O Conilon

A espécie Canephora (Conilon) depende de polinização cruzada, já que as flores não são auto-polinizáveis (como o Arábica) e por isso, nós da Fazenda Venturim, ampliamos nosso projeto de polinização assistida aumentando a presença dos principais agentes polinizadores da natureza durante a florada.

Concluindo, aumentar intencionalmente a população de abelhas potencializa o processo natural de polinização.
É uma prestação de serviços (do apicultor e das suas abelhas) para a agricultura. Isso é Polinização Assistida.

Como não se apaixonar né?

A parceria

Essa grande parceria foi possível graças ao suporte da Agrobee juntamente com as abelhas do Wagner do Apiário Canal e as flores do café da Fazenda Venturim.