Conheça alguns cafeicultores que fazem a torra de sua própria produção.
O início dos anos 2000 foi marcado por uma das mais agudas e prolongadas crises de preços do mercado do café devido ao descasamento entre a grande produção mundial e o seu consumo. Como parte das estratégias empregadas pelos produtores para driblar as dificuldades financeiras acumuladas pelas lavouras, torrar parte de sua produção foi um dos caminhos escolhidos. Algumas fazendas de grandes grupos já estavam navegando por esses mares, como o caso da Ipanema, de Alfenas, MG, enquanto que outras começaram a se aventurar como a Fazenda Pessegueiro.
Com o retorno dos bons preços praticados pelo mercado, os produtores voltaram a olhar cuidadosamente para seus cafezais, replantando, reformando parte, introduzindo novas tecnologias para, enfim, aumentar sua produção e produtividade. Mesmo assim, muitos começaram a se interessar na possibilidade de empreenderem como micro torrefações. A partir desse momento um verdadeiro “boom” de vendas de torradores de pequeno porte começou no Brasil. Os equipamentos de torra de café passaram a ser o novo sonho de consumo dos cafeicultores!
Hoje, o maior interesse em se conhecer a origem dos produtos que estão sendo consumidos cria a possibilidade de se manter um relacionamento direto com o produtor, que é fundamental para a construção de um mercado com maior transparência comercial.
Adquirir diretamente do produtor cria um virtuoso estímulo para que ele mantenha práticas para continuar a oferecer produtos com qualidade e, antes de tudo, autênticos.
Que tal conhecer alguns produtores que oferecem sua própria seleção de café torrados?
Fazenda Yaguara, Taquaritinga do Norte, PE.
Sob a batuta da Tatiana Peebles, um conjunto de excepcionais produtos artesanais são elaborados nessa propriedade que fica na região de planalto no interior do Pernambuco como bacon e pernil, mel e, é claro, café. Com uma lavoura da primitiva variedade Typica, desde 2010 Tatiana oferece o Café Yaguara num torrador Ambex que trouxe dos Estados Unidos.
Você pode adquirir os cafés torrados pela loja do site www.yaguara.com.br e o email contato@yaguara.com.br .
Sitio Divino Espírito Santo, Piatã, BA.
Um inveterado fã dos antigos seriados japoneses Ultraman e Ultra Seven, Michael Freitas adquiriu no final dos anos 1990 um pequeno sítio nos altos da Serra da Tromba na deslumbrante Chapada Diamantina, iniciando plantio de cafezais que fizeram história. Vencedor de concursos estaduais da Bahia e nacional pela ABIC, Michael sentiu-se estimulado a oferecer seus melhores lotes de cafés torrados diretamente aos consumidores a partir de 2007, chegando a torrar inacreditáveis 3 toneladas nesse pequeno torrador manual!
De 11 ha de cafezais saem sementes de variedades como Maragogipe, Bourbon e Pacamara.
Você pode fazer pedidos dos cafés torrados pelo Michael na loja virtual www.cafegourmetpiata.com.br ou pelo email cafegourmetpiata@hotmail.com .
Fazenda Ninho da Água, Alto Caparaó, MG.
Clayton Monteiro Barrosa fez um caminho reverso do seu pais, que havia saído da Serra do Caparaó para São Paulo para mudar de vida. De São Paulo para a Serra do Caparaó, nas proximidades do Pico da Bandeira, Clayton pratica cafeicultura sob cultivo agroecológico combinado, por exemplo, com a criação de gado.
Vencedor de um concurso de qualidade de café do Estado de Minas Gerais, a partir de 2011 iniciou a torra artesanal de seus cafés de colheita seletiva de variedades como Catuaí Vermelho, Catuaí Amarelo e Bourbon Amarelo. Em breve, também serão oferecidos o Catucaí 2SL, o Catucaí 785 e o Pacamara.
Os pedidos de café torrado podem ser feitos diretamente pela loja virtual www.cafeninhodaaguia.com.br e pelo email contato@cafeninhodaaguia.com.br
Sitio Boa Vista do Engano, Caconde, SP.
Roberta Bazilli é de família de longo histórico na cafeicultura, com propriedade em Caconde.
Roberta fez cursos de torra antes de iniciar essa operação, que foi iniciada em 2006 e cujo objetivo era o de levar uma seleção dos melhores lotes do sitio, que podem ser de variedades como Mundo Novo, Catuaí e Bourbon Amarelo.
Para adquirir o Café Bazilli, utilize a loja virtual www.cafebazilli.com.br e o email cafebazilli@cafebazilli.com.br .
Fazenda Venturim, São Domingos do Norte, ES.
Contrariando o jargão comum de que “conilon é café de segunda categoria”, a Família Venturim apostou que qualidade não tem cor, nem credo, muito menos espécie, vindo a se tornar especialistas na produção de excelente Conilon. Desde processos como o de Cereja Descascada, quando a casca externa é retirada para a secagem das sementes, aos ousados exercícios de fermentação de linhagens e diferentes clones, decidir pela torra dos cafés foi uma conseqüência lógica.
A micro torrefação iniciou sua operação em Fevereiro de 2018 e Lucas Venturim, que é o mestre de torra da família, comemora o crescimento das vendas, apesar da resistência inicial, muito devido à falta de compreensão do mercado sobre o ainda desconhecido Conilon.
Para adquirir os cafés torrados, os pedidos podem ser feitos via a loja virtual www.fazendaventurim.com.br e pelo email contato@fazendaventurim.com.br .
Fonte: https://paladar.estadao.com.br/blogs/ensei-neto/torras-artesanais-diretamente-dos-cafeicultores/