fbpx

Viva o Café! Feliz Dia Nacional do Café (24 de Maio)

O Brasil é o país do Café! Somos os maiores produtores mundiais (há mais de 150 anos!), os maiores exportadores, e os números mais recentes apontam que já somos também o maior consumidor do mundo!

Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a cafeicultura brasileira é uma das mais exigentes do mundo, em relação às questões sociais e ambientais, e há uma preocupação em se garantir a produção de um café sustentável.

O Espírito Santo é o segundo maior estado produtor de café do país e o principal produtor de Conilon (Canefora). Com plantações de café Conilon mais baixas e mais quentes do estado, e de Arábica na região conhecida de montanhas, o estado talvez seja a única região do mundo que produz de forma representativa as duas espécies!

A grande produção brasileira trouxe reflexos diretos em nossa cultura tanto no café do dia-a-dia e aspectos cotidianos quanto no meio científico e técnico.

As mais modernas pesquisas em biotecnologia realizadas pelos pesquisadores do CBP&D/Café possibilitaram a obtenção do primeiro sequenciamento mundial do genoma do cafeeiro. Cientistas integrantes do Projeto Genoma Café construíram um banco de dados com 200 mil sequências de DNA, o que colocou o Brasil na liderança da pesquisa genética do cafeeiro.

Médicos e pesquisadores também estão estudando os efeitos do café na saúde humana. E muita coisa já foi revelada sobre esse produto já considerado pela comunidade científica como sendo um alimento nutracêutico e funcional, ou seja, que possui efeitos nutricionais e farmacêuticos.

Isso porque o café não é formado apenas por cafeína, mas por muitos outros componentes muito importantes para o nosso organismo, como sais minerais, açúcares, lipídios, aminoácidos e vitamina, além dos ácidos clorogênicos, que ajudam a prevenir a ocorrência de depressão, disfunções psíquicas e doença cardíaca, além de ajudar a combater o impulso de consumir tabaco, álcool e outras drogas prejudiciais ao organismo.

Por isso, nesse dia 24 de maio, Dia Nacional do Café vamos comemorar as conquistas dos cientistas, produtores, agroindustriais e todos os trabalhadores do agronegócio café brasileiro, que trouxeram conhecimento e divisas para o nosso país. E vamos comemorar fazendo um brinde com um bom café!

Temos cafés especiais em nossa loja online, compre e receba em casa. Da nossa lavoura direto para a sua xícara!

BRASIL!

Fontes: CONAB / ABIC / Embrapa